Não acredito! Cadê ela! Essa voz não é dela! Eu já assisti esse filme várias vezes e mudaram a voz. Eu conheço. Essa foi a minha indignação ao ver a voz de uma atriz norte-americana ser substituída. Ficou aquele distanciamento, eu tentando associar a nova voz a personagem que já conhecia. A voz carrega muito da personagem e essa “perda” foi estranha, considerando o trabalho do dublador. A pergunta que fica é: o que aconteceu? Será que brigaram?
Os filmes têm aquela coisa de memória afetiva e um dos elementos que contribuem muito para essa conexão são as vozes. Quero deixar claro antes de tudo que gosto e procuro sempre assistir filmes legendados. Ouvir a voz “real” dos atores é outro nível, a sensação que passa é de que estamos conhecendo a alma daqueles seres que dão vida aos personagens. Uma das experiências que nos permite conhecer os seres que materializam a história nos filmes é a tal da entrevista. Eu particularmente gosto muito de ouvir toda a construção, como foi filmar o longa o tal dos bastidores. Como jornalista aprendemos que a comunicação é mais que resposta e pergunta é uma leitura completa. Quem já teve aquela curiosidade de conhecer a tal personagem? Ou melhor quem é aquele ser?
Me diz aí leitor: você é daqueles que escolhe filmes pelo elenco? Se tiver determinado ator ou atriz aquele filme te ganha fácil? Esse ser que mergulha por inteiro na história, conquista pelo talento de nos fazer viajar nos diversos mundos e também nos cativa com sua essência. Vemos nossos pais e conhecidos contarem fatos marcando muita das vezes aqueles atores específicos. Comentários do tipo: naquela época ele era novinho, ele estava começando a carreira na TV. Crescemos e acompanhamos a vida do profissional que nos ajuda a ver que o tempo passa, e que provavelmente eles nunca saberão o quanto foram próximos do público que os recebia todo dia no sofá, no quarto ou nas telas. A voz que marca uma geração. E não ouse mudar a voz deles, pois será uma tristeza pensar que aquele ser se foi.
Comments