Quem já pesquisou o nome no Google pra saber mais da origem e do significado? Pra buscar entender mais quanto a história que carrega ao possuir um determinado nome e até buscar saber mais sobre sua identidade.
Dizem que a escolha do nome é algo que deve ser pensado com muita atenção, pois ele será dito várias vezes durante um único dia. Ouvir o seu nome é viver de certa forma o significado dele ao longo da sua existência. Na raiz do significado pode ter nuances que não estão visíveis quando não se aprofunda o original do nome.
E foi observando e escutando o homem chamado Leonardo escrever meu nome no original em um bloco rosa de rascunho na recepção que imergi na cultura hebraica. Ele ao escrever meu nome na língua nativa foi explicando no desenho da grafia o porquê da mudança do nome de Sarah nas Escrituras. E sua aula começava em cada detalhe do desenho das letras. E foi na aliança de sangue de Deus com o casal Sarah e Abraão que meu nome fez sentido pra mim.
A aliança não é simplesmente um anel no dedo de alguém quando se muda o estado civil. Para uma aliança acontecer são necessários alguns passos. São eles: troca de túnica, troca do cinto (ou armas), corte do animal, mistura de sangue, cicatriz e troca de nomes, declaração, refeição e memorial. Cada um desses elementos significa algo: a troca de túnica simboliza entregar a si mesmo àquela pessoa; a troca do cinto (ou armas), o compromisso de proteção de ambas as partes; o corte do animal fala quanto à renúncia de viver somente para si e a partir daí iniciar uma nova vida; a mistura de sangue marca a junção de duas vidas agora em uma só; a cicatriz aponta para o memorial da aliança; a troca de nomes é o momento em que as partes envolvidas ganham uma nova identidade tendo parte do nome do outro; a declaração dos votos de compromisso dentro da aliança; a refeição onde a intimidade é ressaltada e o memorial para que a aliança nunca fosse esquecida.
E é na troca de nomes quando Sarai passa a ser chamada de Sarah que estava o grande segredo do meu nome. A partir daquele momento, Sarah começava a carregar no seu nome parte do nome do próprio Deus. Pensar nisso me fez refletir no quanto não sabemos de nós mesmos pelo simples fato de não termos momentos de revelação assim diante de verdades tão profundas e libertadoras em um nome. Agora é estudar eternamente o nome de Deus para conhecer mais mistérios como o que o Leonardo começou a me mostrar.
Comments