top of page
Buscar
Foto do escritorSarah Lima

Carta aberta aos meus colegas jornalistas

Atualizado: 15 de jun. de 2022

Hoje após 7 anos de conclusão do curso de jornalismo faço meus questionamentos quanto a uma profissão que carrega muito mais de cargas horárias e grades de teorias. No início da vida acadêmica você se sente vazio ao ouvir tantas correntes de ensino e é no decorrer dos semestres que você vai entendendo mais as profundidades do ofício de uma jornalista.


São muitas ideologias que escondem o que a nossa profissão realmente requer de nós. Vejo muitos na sua maior luta do momento: entrar para o mercado de trabalho. Afinal, ninguém faz um curso completo e quer colocar o diploma na gaveta e assim aceitar qualquer emprego. Pelas horas, gastos e todo o esforço você deseja uma carreira de sucesso. Salvo aqui o sucesso como algo exponencial e não uma fama vazia. Uma carreira que liberte pessoas através da verdade e não profissionais que repetem ideias de veículos que apenas "usam" sua imagem para fins inescrupulosos.


Meus colegas jornalistas, minha reflexão hoje a todos vocês é: por que vocês fizeram jornalismo? Será que vale a pena se vender para estar vivo no mercado? Penso que a nossa profissão é mais que ter um emprego e pagar boletos. É saber que você é um agente de influência para tantas pessoas, usando a informação como meio para transformar vidas.


Muitos pelas redes sociais e por sites de carreira aguardam em forma de parasitas a grande oportunidade de sua vida profissional. Mas será que você tem peito para ser um jornalista hoje? Você usa sua liberdade de expressão para ser uma voz? Você vai ter que se posicionar e seus valores virão juntos. Mais que uma carreira passageira por veículos que você vai ser apenas um fantoche. É você que decide qual a missão que o jornalismo tem para você após anos dentro de uma universidade.


Ser jornalista é mais que estar em um veículo, jornalista é ser uma voz independentemente de um engajamento. A verdade deveria valer mais do que um status que foge ao seu caráter.


Seja jornalista hoje, pois isso não é um veículo que faz de você um.




62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page